Centro De Gravidade E Massa 1
Está pesquisa busca legitimar informações precisas de o que é centro de massa e gravidade.
O que são esses temas e como chegamos a seus cálculos e definições, quais variáveis tomamos e o porque tomamos essas variáveis, através de explicações sensatas e de maneira simplificada para facilitar o entendimento dos leitores desta pesquisa.
Objetivos
Facilitar a compreensão do centro de massa e centro de gravidade
Demonstrar cálculos matemáticos de fácil compreensão
Demonstrar as definições dos temas abordados
Facilitar o entendimento de como chegamos a essas soluções matemáticas
Demonstrar como resolver situações adversas, situações em casos especiais
CENTRO DE MASSA
1. Introdução
Se atirarmos uma bola não podemos notar, mas se atiramos um bastão podemos ver que suas extremidades podem se mover para qualquer lado, mas se observarmos no seu centro vemos que ele gira em uma trajetória parabólica, este ponto chamamos de centro de massa, ela se move como se toda a massa estivesse concentrada no centro desse bastão (Tipler and Mosca, 2009).
2. Determinar o centro de massa
Consideramos que um sistema simples consiste em duas partículas localizadas no eixo , nas posições e . Se esse sistema tem massas e então o centro de massa está localizado no eixo na posição definida por onde = é a massa total. Tenso a posição de origem e a orientação em de forma que a posição de está na origem e a posição de está no eixo positivo, então e , onde é a distância entre as partículas. O centro de massa, então, é dado por
(0) +
Quando temos apenas duas partículas como no caso acima, o centro de massa está em um ponto sobre a linha entre as partículas, se elas têm massas iguais o centro de massa está no meio entre elas, caso elas tenham massas diferentes seu centro de massa estará mais próximo da partícula com maior massa.
2.1. Determinar centro de massa para N partículas
Podemos usar o cálculo acima somente para duas partículas