Torque
Objetivo:
1.1 Estudar as condições de equilíbrio de uma barra rígida 1.2 Localização do centro de gravidade de uma barra não-uniforme.
Introdução Teórica: A força que tende a girar ou rodar objetos é conhecida como, torque. A própria origem do nome vem do equivalente em latim para “torcer”. É obtido multiplicando-se a força aplicada pela distância
Na aplicação de uma força a barra apoiada, chamar-se-á de momento dessa força em relação ao apoio a tendência à rotação adquirida pela barra.
Numericamente, o momento é medido pelo produto da força pela distância de sua linha de ação ao apoio.
Duas condições deverão ser satisfeitas, para um corpo atingir o equilíbrio sob a ação de forças coplanares: a soma das focas componentes em qualquer direção deverá igualar-se à soma dessas mesmas forças em direção oposta; a soma dos momentos no sentido horário, segundo qualquer eixo perpendicular ao plano das forças, deve ser igual à soma dos momentos no sentido anti-horário sobre o mesmo eixo.
Os conceitos de centro de gravidade e centro de massa não devem ser confundidos: centro de massa é o ponto de concentração de toda a massa do corpo, enquanto centro de gravidade é o ponto de aplicação da resultante de todas forças as forças-peso elementares a que se sujeitam cada um dos elementos de massa componentes do corpo.
Notar que, se, num corpo homogêneo e com massa uniformemente distribuída, variar a aceleração da gravidade (g) cada elemento de massa estará sob a ação de forças-peso distintas, e o ponto de aplicação da resultante de todas essas forças não coincidirá com o centro geométrico do corpo em questão, o que não ocorrerá em relação ao centro de massas; este coincidirá com o centro geométrico. Exemplificando: imagine-se um poste vertical de altura suficiente para permitir a sensível variação de aceleração da gravidade nos seus infinitos pontos; seu centro de massa estaria em seu centro geométrico, enquanto que o centro de gravidade um pouco