trabalhos
Física 1.
CUIABÁ
SETEMBRO – 2013
Centro de massa e gravidade
Aluno: Thiago H. Keppe de Souza.
Professor: Dr. Joaquim de Oliveira Barboza
CUIABÁ
SETEMBRO – 2013
INTRODUÇÃO
Centro de massa de um corpo é o ponto onde pode ser pensado que toda a massa do corpo está concentrada para o cálculo de vários efeitos. O centro de massa não precisa coincidir com o centro geométrico (centróide).
Se tivéssemos que localizar um corpo no espaço tridimensional, ele seria representado por um ponto, e este ponto é o centro de massa. De outra forma, pode-se dizer que se tivéssemos que concentrar toda a massa de um corpo em um único ponto, este ponto seria o centro de massa. Em tese, um objeto plano apoiado sobre uma haste fina estará em equilíbrio se o ponto de apoio estiver localizado no centro de massa.
Centro de gravidade é um termo usado para denominar o ponto onde um corpo se equilibra levando-se em conta a aceleração da gravidade local. Sabe-se que o campo gravitacional da Terra não é uniforme. A aceleração da gravidade na superfície média da Terra é de 9,83 m/s2, um corpo pesa menos em grandes altitudes do que ao nível do mar. Assim, num corpo suficientemente longo que tenha suas extremidades localizadas em campos gravitacionais diferentes, o centro de gravidade estará mais próximo da região onde a aceleração da gravidade é maior.
1_ Centro de Massas
Para que o centróide coincida com o centro de massa, o objeto deve ter densidade uniforme, ou a distribuição de matéria através do objeto deve ter certas propriedades, tais como simetria. Centroide é o ponto no interior de uma forma geométrica que define o seu centro geométrico. Caso a forma geométrica represente uma secção homogénea de um corpo então o centróide coincide com o centro de massa.
Para que um centróide coincida com o centro de gravidade, o centróide deve coincidir com o centro de massa e o objeto deve estar sob a influência de um