Centro de Distribuição
INTRODUÇÃO
Na logística, trabalha-se com a operação, visto que, há o gerenciamento da cadeia de suprimentos e também a logística empresarial, dentre isso, há o centro de distribuição (CD), um lugar onde este localiza uma armazenagem , a principio sua missão é realizar a gestão dos estoques de produtos na distribuição física e também atividades relacionadas à manuseio, armazenagem e administração de produtos e informações, temos como exemplo a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT, conhecida como “Correios”.
Hoje as empresas optam por este serviço, devido ao curto e longo prazo de entrega, a fim de cumprir com o prazo oferecido no momento da compra. Até mesmo, porque isso influi direta e indiretamente no estoque de uma empresa. Quanto maior o fluxo de agilidade, menor será o investimento em estoque. Com o CD facilita a entrega contínua dos produtos, assumindo assim o papel de relevância logística.
CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO – CD
O CD é um armazém onde se concentra os recebimentos de produtos e/ou cargas de diversos fornecedores. Elas são divididas, para que possam agrupar os produtos em quantidade, para que sejam encaminhadas para os pontos de distribuição.
Hoje o CD, elevou um conceito moderno, em que, antes a função era vista como depósito, galpões ou almoxarifados, no qual tem uma adequação dentro do sistema logístico. Alves (2000) conceitua a diferença entre os depósitos e os CDs através dos sistemas push e pull, que respectivamente são depósitos em que o objetivo é armazenar produtos para oferecer aos clientes, e recepção dos produtos em just-in-time para atender ás necessidades dos clientes.
“Os centros de distribuição transformam-se em polos geradores de cargas. A função de recebimento de cargas é muito simples, desde que as cargas venham em UNIMOV e o armazenamento seja por endereçamento aleatório. (GURGEL, 1996, pg. 98).”
FUNÇÕES BÁSICAS
De forma sucinta as funções básicas de um CD baseiam-se do seguinte