Centro de distribuição
INTRODUÇÃO
A globalização, aliada às inovações tecnológicas, acarretou alterações no cenário econômico, político e organizacional, afetando o desempenho das organizações no mercado, que se encontra cada vez mais competitivo. Para sobreviver, nesse mercado em constantes alterações, as empresas buscam o aprimoramento da gestão organizacional, através de estratégias que possibilitem às mesmas auferirem vantagem competitiva. Dentre as estratégias utilizadas pelas organizações pode-se elencar a utilização de metodologias para avaliação do desempenho das suas atividades logísticas, bem como a repercussão das mesmas no mercado.
A logística surgiu nas organizações militares durante a Segunda Guerra Mundial, através da aquisição e fornecimento de materiais e, desde então, vem evoluindo e tornando-se importante estratégia nas organizações como diferencial competitivo. Sua evolução deve-se à crescente inovação tecnológica, busca pela elevação dos lucros, além da dificuldade em estimar o retorno sobre os investimentos e otimizar as operações, através da integração do fluxo de materiais e informações na empresa. Inicialmente, o termo “logística" reportava-se apenas à distribuição física de materiais e, com o passar do tempo, esse conceito evoluiu passando a imperar a integração entre as diversas áreas e envolvidos. A logística visa à redução do tempo entre o processamento do pedido, até a entrega do produto, nas especificações predefinidas, ao consumidor final a um custo razoável, através do planejamento e otimização dos recursos envolvidos, desde que ocorra redução dos custos.
Uma questão básica do gerenciamento logístico diz a respeito diz a respeito à estruturação de sistema de distribuição capazes de atender, de maneira econômica, os mercados geograficamente distantes das fontes de produção, oferecendo níveis de serviços cada vez mais altos em termos de disponibilidade de estoque, aplicação de técnicas de distribuição, sistemas de informação e