Os 3 r"s
Administração Estratégica Veja algumas mudanças que já aconteceram, ou estão acontecendo ou tenderão a acontecer no mundo, com enfoque para a realidade pessoal, profissional e empresarial, e que nos levam a pensar no futuro, rever nossas estratégias, reconfigurar nossas ações e a redefinir nossa cabeça entre: maneira antiga e moderna de pensar, sentir e atuar. É claro que há outras, mas anote as 50 mais significativas:
1. DESPEDIRAM O EMPREGO - O emprego nunca acabará no mundo, pregavam os profetas do passado. E não acabou mesmo. Mas mudou de foco. Saiu o empregado, entrou o empregável ou o que tem espírito empreendedor interno. Mas algumas empresas reativas ainda insistem em dizer que empregados são subordinados. Na nova empregabilidade os empregados são parceiros, cooperadores e associados que devem pensar como times e não mais como grupos.
2. VENCER É SER GRANDE NO TERCEIRO FOCO - Para crescer profissionalmente é preciso ter foco no desempenho. Só isso não basta. Para crescer numa empresa é preciso ter foco no resultado. Mais do que isso: não existe resultado se o foco não for o cliente.
3. BUSCAM-SE ESPECIALISTAS ESPECIAIS ESPECÍFICOS - Ser generalista múltiplo é melhor que ser especialista dirigido, dizia-se no passado. Hoje, desejam-se profissionais especialistas inteligentes, de mente aberta, assertivos, sociáveis, bem-humorados, comprometidos e com alta inteligência emocional.
4. TODOS ESTAMOS SOB A ESPADA DA TENDÊNCIA - Antigamente se falava: as idéias fortes ganharão das fracas. Os projetos bons ganharão dos ruins. E o que é novo destruirá o que é velho. A partir de agora, tudo será classificado como "está dentro da tendência" ou "será esmagado pela tendência".
5. O NOVO DESAFIO DO RECURSOS HUMANOS - Antigamente: contrate pessoas com talento. Hoje: contrate pessoas que gostem de ver clientes satisfeitos. As pessoas são recursos humanos, diziam os antigos. Hoje, há quem resista ainda a dizer que as pessoas são mais que