Centro de diabetes joslin
O Centro de Diabetes de Joslin, sediado em Boston, foi fundado em 1898, pelo especialista em diabetes Elliot P. Joslin. Hoje em dia, o Centro de Diabetes de Joslin é líder mundial na pesquisa e tratamento da doença da diabetes. Elliot P. Joslin, fundou o Centro com uma missão ”converter a mente e alma dos doentes, mas também a crença do médico de que vale a pena encetar esforços para controlar a doença.”
A missão do Centro de Diabetes Joslin interpretado num contexto mais amplo permite concluir que a diabetes é uma doença heterogénea e complexa, onde há uma estreita relação entre a diabetes e outras doenças metabólicas como obesidade e arteriosclerose. Acresce que o progresso no entendimento dos processos celulares e na patologia da doença leva a grandes avanços no tratamento da diabetes.
Apenas uma abordagem multidisciplinar, tal como foi encontrada no Centro de Diabetes Joslin, pode explorar plenamente os caminhos mais promissores para prevenir, tratar e curar os pacientes com diabetes tipo 1 e tipo 2 e suas decorrentes complicações. A diabetes não é uma doença única, mas sim um problema complexo causado por múltiplos genes e fatores ambientais que necessitam de cientistas para atacá-lo a partir de muitas perspetivas.
Mas talvez sejam as colaborações que ocorrem dentro das paredes do Centro de Diabetes Joslin que mais frequentemente dão origem a questões importantes que estimulam o pensamento e progresso para a cura e prevenção da diabetes. No Centro de Diabetes Joslin, o pensamento independente e a criatividade são valorizados e apoiados porque esses são os ingredientes que levam a uma maior compreensão e descoberta. Os pesquisadores têm a oportunidade de trocar ideias e desafiar-se mutuamente num ambiente que une o trabalho em equipa e permite a imprevisibilidade da pesquisa. O processo científico exige uma abordagem da doença que tem de ser feita por equipas multidisciplinares.
Ao longo das últimas décadas, o Centro