João batista vilanova artigas
João Batista Vilanova Artigas, mais conhecido como Artigas, nasceu em junho de 1915 em Curitiba. Foi responsável pelas primeiras manifestações modernistas na arquitetura de Curitiba.
Graduou-se engenheiro-arquiteto na Escola Politécnica da USP, nos últimos anos do curso freqüentou aulas de desenho na escola de belas artes estabelecendo um vínculo com o movimento em São Paulo que o influenciaria adiante.
Suas primeiras obras começam a partir dos anos de 1940 em Curitiba com forte influência de Frank Lloyd Wright, mais tarde influenciado por Le Corbusier e por fim com suas próprias características, resultando assim em 3 momentos de sua vida.
MÉTODO
Artigas usava como método o eixo histórico de cada região, ou obra. Não deixando de lado também representando a interpretação da “casa paranaense” remetendo sempre às memórias de sua infância no Paraná. Em suas obras sofreu muitas influências e elas estão presentes em todo seu percurso quase ao mesmo tempo, diferenciando-se apenas pelas técnicas mais usadas em determinados períodos.
1º FASE FRANK LLOYD WRIGHT
Artigas foi bastante influenciado em sua primeira fase por Wright, apoiando-se na casa norte americana. Caracterizava-as usando: Grandes Beirais Janelas até a laje Preocupava-se com as texturas dos materiais Planta Quadrada Estruturas em Balanço
Janelas até a laje Planta Quadrada
Textura Tijolo a vista
Estrutura em Balanço
Casa Berta Gift – São Paulo 1940
Casa da Cascata - Wright
Grandes Beirais
Janelas até a laje
Balanço
Janelas em fita
Casa Rio Branco Paranhos – São Paulo 1943
Janela até a Laje
Planta Quadrada
Grandes Beirais
2º FASE LE CORBUSIER
Artigas também foi influenciado pelos projetos de Le Corbusier a partir da década de 50, onde utilizou essas técnicas em grande parte de suas obras. Le Corbusier diferente de Wright desafia a natureza, através de edifícios que são sustentados por pilares suspensos