Centro cirurgico
O profisional de instrumentação cirúrgica atua junto à equipe cirúrgica. Sua função é de extrema importância para o bom desempenho do ato cirúrgico. É da responsabilidade do instrumentador(a) o perfeito funcionamento de instrumental e equipamentos usados pelo cirurgião.
O bom instrumentador(a) se prepara antes da cirurgia começar, separa o material a ser usado e já conhecendo a equipe cirúrgica pode inclusive preparar o paciente de acordo com a preferência da mesma.
Durante o ato cirúrgico, compete ao instrumentador(a) monitorar o material usado e fazer a solicitação de reposição de material. Também é importante que o instumentador(a) esteja atento aos movimentos da equipe cirúrgica, tendo sob seu controle a quantidade exata de compressas, gazes, agulhas e demais objetos que não podem ser perdidos ou esquecidos.
O instrumentador(a) deve estar atento à manutenção da assepsia de toda a equipe cirúrgica. É extremamente importante que o instrumentador(a) possua noção espacial para que não contamine sua mesa por conta de movimentos repentinos ou inesperados de qualquer membro da equipe cirúrgica.
Para que o bom profissional possa ser ainda mais eficiente é necessário que ele conheça não apenas o nome e apelido de todo o instrumental, mas que conheça os gestos e principalmente tenha capacidade de observar a seqüência do ato cirúrgico, a fim de poder passar o instrumental antes mesmo do cirurgião o pedir.
Circulante
controlar e orientar o uso correto do uniforme privativo, visando à segurança do paciente.
Auxiliar os elementos da equipe cirúrgica a vestirem o avental e as luvas.
Iniciar a abertura dos pacotes em seqüência de uso e obediência à técnica asséptica. Auxiliar a montagem da mesa de instrumentação, apresentando os artigos médicos necessários ao procedimento cirúrgico.
Procedimentos relacionados ao paciente:
Para o transporte do paciente da área de recepção até a sala de operação, o enfermeiro deve considerar os