Centrifuga
Funcionamento brpx309
Princípios básicos de separação
Princípios de centrifugação
A centrífuga é um equipamento mecânico que girando a alta velocidade, multiplica as forças de gravidade fazendo com que separe as partículas pesadas de imediato.
EXEMPLO:
Caso fossemos separar material sólido e líquidos em tanques decantadores teríamos que aguardar varias horas a decantação do material sólido, o que inviabiliza os custos de produção devido a baixa produtividade.
A centrifuga é um separador continuo de alta produção.
Temperaturas de produto
Vicosidade
(é a resistência que um fluido tem ao escoamento)
Densidade
Densidade é a relação entre o peso de um volume de produto, medido a uma determinada temperatura e o peso de igual volume (água), medido a outra temperatura.
(Georges GG Zahnd, consultor)
Como ocorre a separação
A peça fundamental de separação numa centrifuga é o tambor que girando em alta velocidade funciona da seguinte maneira:
1.
2.
O produto entra pelo centro do distribuidor espalhando pelos pratos separadores que através dos furos existentes nas extremidades determina a linha de separação das fases leve e pesada do produto á separar.
O produto então se divide em fase leve e pesada, na área dos furos dos pratos ocorre uma turbulência no produto que está sendo separado o qual chamamos de interfase.
Como ocorre a separação
3.
O produto limpo que sai da centrifuga é chamado de fase leve, dentro do tambor este produto se posiciona no centro dos pratos
4.
O material sólido, no caso a borra, chamado de fase pesada, ao separar da fase leve o mesmo é impulsionado para fora dos pratos se depositando nas paredes internas do tambor.
Descarga
Máquina fechada
10
11
12
19
manobra
13
20
A descarga de sólidos tem lugar através de uma série de ranhuras ou janelas (11) na parede do tambor. Entre as descargas, estas janelas são fechadas por uma válvula