Fatores Preditivos aos Distúrbios do Sono nos Pacientes Hospitalizados: uma abordagem multiprofissional
Fatores preditivos aos distúrbios do sono nos pacientes hospitalizados: abordagem multiprofissional
Predictive factors for sleep disorders in hospitalized patients: multidisciplinary approach
MONICA CAVALCANTE ROSSETI
São Paulo
2013
RESUMO
Introdução: o conhecimento da qualidade do sono passou a ser considerado um artificio clínico importante para a identificação de problemas de saúde, uma vez que os distúrbios de sono podem ser associados a quadros patológicos. As pessoas acometidas por patologias estão sujeitas a enfrentar distúrbios do sono, sobretudo quando, é necessário a permanência em ambiente hospitalar para o tratamento da doença.
Objetivos: relatar os principais fatores que interferem na qualidade do sono dos indivíduos hospitalizados, além de revisar as medidas preventivas para os mesmos.
Materiais e métodos: investigação através de levantamentos bibliográficos dos aspectos fisiológicos da estruturação do sono e seus principais distúrbios, que contribuem na privação do sono relacionado aos pacientes adultos hospitalizados.
Discussão: a correlação de dor e alterações do sono, que deve ser uma preocupação de todo corpo clínico considerando o bem estar de seu paciente e tudo o que nele venha interferir. Resultados: A literatura cientifica a respeito do sono nos pacientes hospitalizados atualmente é escassa. Conclusão: a conscientização dos profissionais que atuam no ambiente hospitalar acerca da higiene do sono e medidas preventivas que contribuam na estruturação do sono dos pacientes proporcionam melhores condições na recuperação e nas respostas de diferentes tratamentos propostos.
Palavras chaves: Distúrbios do Sono, Qualidade do Sono, Hospitalização.
ABSTRACT
Introduction: knowledge of sleep quality started to be considered clinically important for a device to identify health problems, since sleep disorders can be associated with pathological conditions. People affected by pathologies