Quais são as influências da globalização na modelagem do espaço urbano mundial e brasileiro?
TEMA: Quais são as influências da globalização na modelagem do espaço urbano mundial e brasileiro?
Docente: Prof. Dr. Eduardo Rodrigues Ferreira
Discente: Matheus Machado Silva
O processo de globalização envolve as culturas de massa. A sociedade através da globalização passa a ser manipulada através das redes de informação. O vídeo que nós assistimos em sala de aula ilustrou bem a situação das culturas de massas frente ao intenso processo de globalização, que cresce aceleradamente em nosso país. Para o renomado geógrafo Milton Santos a unicidade de técnicas desempenha um importante papel sobre o espaço urbano globalizado. A unicidade de técnicas impôs mundialmente a denominada mais-valia mundial. Sem a unicidade do tempo, não existiria essa chamada unicidade de técnicas. A técnica atual se baseia através da informação, gerada através de avanços tecnológicos que ocorrem neste mundo globalizado.
A partir da técnica atual, surgem outras técnicas incorporadas a esta. O tempo real e o tempo histórico se inter-relacionam construindo assim momentos convergentes. As transformações ocorridas no espaço urbano se convergem a fatores históricos, resultando assim em um espaço globalizado. Fisicamente, o mundo é de todos, mas socialmente a realidade é bem diferente. A mais-valia universal resultou em um processo de aceleramento da competitividade mundial. Em sua obra, Milton Santos utilizou-se de vários conceitos para conceituar este mundo globalizado. Além da unicidade de técnicas e da convergência dos momentos, ele abordou um fenômeno atuante no processo de globalização denominado motor único.
O motor único é constituído por funções igualitárias. A mais-valia universal é considerada um motor único, que rege o espaço urbano mundial e brasileiro. O capital também se torna um motor único que rege a produção mundial e brasileira. Com os progressos técnicos desenvolvidos através da ciência, surgem formas inovadoras presentes no