Centralização organizacional
Este documento tem como objetivo elaborar a análise técnica /comercial referente às propostas para contratação do serviço de coleta de lixo urbano, na cidade Engenharia, no Rio de Janeiro/ RJ, Brasil.
1. ESCOPO
Serviço de coleta de lixo urbano na cidade Engenharia (originalmente feito pela própria prefeitura), conforme ET-I7035/12050COR0001. O Contrato inicial terá duração de 5 anos.
2. EMPRESAS
A;
B;
C;
D;
E.
Nota: Como premissa foi adotada que todas as empresas são equivalentes tecnicamente, focando assim somente na análise comercial.
3. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE OS CONCEITOS DE ESTATÍSTICA APLICADOS AO CASO
➢ Estatística Descritiva x Estatística Inferencial
A Estatística é conhecida, por muitas pessoas, como uma ferramenta meramente descritiva, ou seja, descreve dados por meio de percentagens, taxas, proporções, gráficos e tabelas. Apesar da Estatística cumprir, também, este papel de resumir as informações, seu potencial de uso é muito mais amplo. Para entender o uso da Estatística como ferramenta de apoio à tomada de decisões, é necessário entender o conceito de Estatística Inferencial e sua diferença para a Estatística Descritiva.
➢ Estatística Descritiva (Dedutiva)
O objetivo da Estatística Descritiva é resumir as principais características em um conjunto de dados fazendo uso de tabelas, gráficos e resumos numéricos. Descrever os dados pode ser comparado ao ato de tirar uma fotografia da realidade. Caso a câmera fotográfica utilizada não seja adequada, ou esteja sem foco, o resultado, no caso a foto, pode sair distorcido. Portanto, quem faz uso da estatística deve ter extremo cuidado em escolher os métodos e técnicas corretas para resumir os dados.
➢ Estatística Inferencial (Indutiva)
A Estatística Inferencial utiliza informações incompletas para tomar decisões e tirar conclusões satisfatórias. O alicerce das técnicas de