Central do brasil
Olhamos o lado de Dora, uma professora aposentada, sem valores, frustrada com a vida, que pensava apenas em sua sobrevivência, enganava as pessoas dizendo que iria enviar as cartas que na verdade não enviara nenhuma. Dora uma mulher mal humorada, cabelos despenteados, usava roupas quase masculinas, ela não se preocupa com os códigos morais e éticos, a única pessoa com quem Dora se comunicava era sua amiga Irene, uma vizinha e companheira de longa data. Acredito que Irene era uma “psicóloga” de Dora, as duas tinham pensamentos muito diferentes, Irene era uma mulher alegre, tinha limites, era comunicativa o oposto de Dora. Dora tinha conhecimento científico, mais não possuía valores para dar sentido à vida.
Josué um menino de nove anos, que acabara de perder sua mãe, seu sonho era conhecer seu pai, um menino introvertido e precoce, com ausência de seu pai teve que amadurecer mais cedo.
Mas a historia de Dora terá uma mudança radical ao se encontrar com Josué, no inicio Dora e Josué passou por um período de rejeição por ambos as partes, Josué apesar de criança tinha princípios ensinados por sua mãe, que acaba influenciando Dora ensinando a importância desses valores, os dois passaram por diversas situações juntos, com busca de por sentido em sua vida, Josué segue a procura de seu pai ao lado de Dora.
No filme mostra a realidade vivida no Brasil no século XX, caracterizado pelas diferenças sociais, competição pelo mercado de trabalho, luta pela sobrevivência, violência, analfabetismo, corrupção, desemprego etc. Mostra que muitas pessoas viajavam do sertão nordestino para tentar ganhar a vida nas cidades grandes, deixavam suas famílias para tentar um meio para sua sobrevivência, muitas dessas pessoas lamentavelmente se rendem ao tráfico e assalto com uma