Cemiterios
Irresponsabilidade e falta de educação. Outra causa são as pilhas e baterias, quando descartadas em lixões ou aterros sanitários, liberam componentes tóxicos que contaminam o solo, os cursos de água e os lensois freáticos, afetando a flora e a fauna das regiões circunvizinhas e o homem, pela cadeia alimentar.....
A facinação pelo progresso, a busca pelo crescimento econômico, cada vez mais industrias que poluem muito mas geram lucros e avanços pros países e, claro, falta de consciencia ambiental.
Principal causa de poluição nas cidades
Fumaça e fuligem de queimadas são a principal fonte de poluição atmosférica nas cidades brasileiras, segundo levantamento inédito divulgadono dia 13 de maio pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O desmatamento e a queima de vegetação ocorrem em todo o País, informa o estudo, que recolheu dados de 5.560 municípios em 2002.
Curiosamente, foi na Amazônia Ocidental (parte do Amazonas, sul de Roraima e parte do Acre) que o IBGE encontrou grupos de municípios - formando grandes extensões de terra - que não relataram queimadas ou desmatamentos. No restante do País, todo município teve pelo menos um registro.
A maior freqüência de queimadas e desmatamento se confirma nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, segundo o estudo, que detectou na Amazônia e na Bahia indícios de novas frentes de desmatamento.
A poluição atmosférica freqüente, de um modo geral, atinge 1.224 municípios (22% do total) onde vive quase metade da população brasileira (85 milhões). O Sudeste tem 54% destes municípios. As causas mais apontadas foram: queimadas (64%), vias não-pavimentadas (41%), atividade industrial (38%), atividade agropecuária - poeira, pulverização de agrotóxicos etc - (31%) e veículos (26%).
Rios e solos - A Pesquisa de Informações Básicas Municipais, feita em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é o primeiro levantamento de dados ambientais no âmbito dos municípios. Técnicos das