Cemig e Eletropaulo
Com este trabalho se tenta demonstrar que através das matérias de Contabilidade e Estatística, pode-se analisar de forma minuciosa a Evolução Patrimonial de duas grandes empresas brasileiras, CEMIG e ELETROPAULO, do ramo de geração e distribuição de energia elétrica, no período abrangido entre 1999 a 2008.
Usando como subsídio dados estatísticos: média, coeficiente de variação, desvio padrão e histograma.
Tal ferramenta pode auxiliar na tomada de decisão para quem deseja investir em ações das empresas em questão.
2.0 HISTORICO
Quando surgiu a Cemig? Empresa começou a ser planejada no Governo Milton Campos (1945 a 1950), quando foram realizados estudos sobre a questão da energia elétrica, com o objetivo de analisar as condições energéticas do Estado e propor a criação de uma empresa que fosse responsável pela execução desse projeto, dando suporte para a implantação de um parque industrial em Minas.
Sua criação, no entanto, só ocorreu no dia 22 de maio de 1952, no Governo Juscelino Kubitscheck. Sua primeira fonte de receitas veio com a transferência que lhe foi feita pelo Estado, da Usina de Gafanhoto, construída em 1946, com capacidade instalada de 12.880kW.
Existiam outras empresas de energia elétrica em Minas antes da sua criação?
Na época da criação da Cemig, existiam a Companhia Força e Luz Cataguases Leopoldina (CFLCL) e outras empresas regionais de energia elétrica sob o controle do Estado: Companhia de Eletrificação do Médio Rio Doce (CEARD); Companhia de Eletrificação do Alto Rio Grande (CEARG); Central Elétrica de Piau S/A; além do Sistema Elétrico da Usina de Gafanhoto. Todas elas foram incorporadas pela Cemig, exceto a CFLCL.
Quais são as funções da Empresa?
A Cemig foi criada para gerar, transmitir e distribuir energia elétrica para o Estado de Minas Gerais, detendo, atualmente, o segundo mercado consumidor do país, levando conforto às residências, movimentando as