relatorio acido base
CENTRO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
INSTITUTO DE QUÍMICA
DEPARTAMENTO DE PROCESSOS QUÍMICOS
QUÍMICA X
Prática nº 3 – Ácido-Base
Junho/2013
FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Ácido: Do ponto de vista prático, os ácidos formam soluções aquosas condutoras de eletricidade e mudam a cor de certas substâncias (indicadores de ácidos). São muito usados, nas indústrias químicas, para a produção de novos materiais. Em particular, o ácido sulfúrico é o primeiro colocado em uso industrial. Devemos lembrar, porém, que acidentes com trens e caminhões transportando ácido sulfúrico podem dar origem a vazamentos do ácido, com efeitos bastante danosos ao meio ambiente. Como exemplo de ácidos mais comuns temos o vinagre, contendo ácido cítrico (C6H8O7); baterias de automóveis, contendo ácido sulfúrico (H2SO4); o ácido muriático, (usado para a limpeza de pisos e azulejos) contendo ácido clorídrico (HCl). Do ponto de vista teórico, Arrhenius definiu que ácidos são compostos que em solução aquosa se ionizam, produzindo como íon positivo apenas cátion hidrogênio (H+).
O H+ é, nessa perspectiva, o responsável pelas propriedades comuns a todos os ácidos, sendo chamado, por esse motivo, de radical funcional dos ácidos. Exemplos:
Fórmulas dos ácidos: Todo ácido é formado pelo cátion H+ e por um átomo ou grupo de átomos com carga negativa (ânion ou radical negativo):
Nas fórmulas estruturais dos ácidos oxigenados, devemos assinalar que os hidrogênios ionizáveis sempre se ligam ao átomo central por intermédio de um átomo de oxigênio; os demais átomos de oxigênio ligam-se ao átomo central por meio de ligações covalentes.
Quando ligado diretamente ao átomo central, o hidrogênio não é ionizável. Dois exemplos importantes são:
• OH3PO3, que, apesar de