Celulose
Segundo a CETESB, a Produção Mais Limpa é a aplicação contínua de uma estratégia ambiental preventiva integrada aos processos, produtos e serviços, para aumentar a eficiência ambiental e reduzir os riscos ao homem e ao meio ambiente. Aplica-se a:
- Processos Produtivos: na conservação de matérias-primas, água e energia, na eliminação de matérias-primas tóxicas e na redução na fonte da quantidade e toxicidade dos resíduos e emissões gerados;
- Produtos: na redução dos impactos negativos dos produtos ao longo do seu ciclo de vida, desde a extração de matérias-primas até a sua disposição final;
- Serviços: na incorporação das questões ambientais no planejamento e execução dos serviços.
A Produção Mais Limpa introduz medidas de redução e minimização que previnem os efeitos adversos provocados pelos efluentes e resíduos gerados. É reconhecida por possibilitar o uso de estratégias para o aproveitamento eficiente dos recursos naturais e para a minimização de resíduos, poluição e riscos, a partir da fonte de origem (TOCCHETTO, 2006).
Produção+Limpa requer mudanças de atitude, garantia de gerenciamento ambiental responsável, criação de políticas nacionais direcionadas e avaliação de alternativas tecnológicas (CETESB, 2003).
Figura 03 – Demonstra Técnicas de Minimização de Resíduos
TÉCNICAS DE MINIMIZAÇÃO DE RESÍDUOS
REDUÇÃO NA FONTE RECICLAGEM
MUDANÇAS NO PRODUTO CONTROLE NA FONTE USO E REUSO RECUPERAÇÃO
MUDANÇA DE MATERIAL MUDANÇA DE TECNOLOGIA MUDANÇA DE PRÁTICAS OPERACIONAIS
Figura 03 - Técnicas de minimização de resíduos.
Fonte: WMOAM (1988).
2.4.4. Prevenção à Poluição (P2) - ou Redução na Fonte
Segundo a CETESB, a Prevenção a poluição é o uso de práticas, processos, técnicas ou tecnologias que evitem ou minimizem a geração de resíduos e poluentes na fonte geradora, reduzindo os riscos globais à saúde humana e ao meio ambiente.
Inclui modificações nos equipamentos, nos processos ou