Celulite
No quadro da lipodistrofia ginóide há uma retenção hídrica acentuada do tecido conjuntivo, derivadas das alterações de glicosaminoglicanos. Para diminuição do edema é necessário evitar ou diminuir a ingestão de alimentos que promovem a retenção hídrica, como o sódio, presente no sal de cozinha, nos alimentos embutidos, nas sopas em pó, alimentos processados, molhos como shoyo, inglês, etc. Desta forma:
- Não adicionar muito sal durante a preparação dos alimentos ou quando prontos. Uma dica é não colocar o saleiro à mesa.
- Método de substituição para o sal no preparo dos alimentos: limão e ervas como orégano, salsa, alecrim, manjericão, açafrão etc.
Receita: 1 colher de sopa de manjericão, 1 colher de sopa rasa de salsa, 1 colher de sopa de orégano, ½ colher de sopa de tomilho. Procedimento: todos secos, só misturar e guardar em pote fechado em temperatura ambiente. Pode adicionar a molhos e carnes durante o cozimento ou sobre os pratos depois de prontos.
- Incluir ou priorizar a ingestão de alimentos que agem amenizando esta retenção, como o potássio, encontrados na linhaça, água de coco e tomate. Além de alguns alimentos que possuem capacidade diurética como: melancia, melão, limão, abacaxi, maracujá, agrião, alface, repolho, salsinha, tomate, broto de feijão, alcachofra, pepino, erva doce, coentro, berinjela e hortelã.
- Manter quantidades adequadas de cálcio e magnésio, encontrados principalmente nos leites e derivados, oleaginosas e animais marinhos, respectivamente.
Outras recomendações:
- Evitar alimentos ou preparações gordurosas, como feijoada, pizzas, molhos gordurosos, queijos gordos, pães e bolachas recheados, chantilly, biscoitos amanteigados, sorvetes.
- Consumir alimentos isentos de açúcar refinado, ou seja, pão integral, arroz integral, macarrão integral, batatas e frutas.
- Alimentos integrais são boas fontes de fibras e ajudam a diminuir a absorção das gorduras, além de