Celulite
"Todas as mulheres têm ou terão celulite em algum momento da sua vida". É com essa frase que a dermatologista Doris Hexsel, que estuda os indesejados "furinhos" há mais de 15 anos, abre o primeiro capítulo do livro "Anticelulite" (Ed. do Autor, R$ 56,00), lançado em novembro.
A publicação, feita com a colaboração de 10 médicos, aborda os aspectos clínicos de um dos problemas estéticos que mais incomodam as mulheres, explicando causas, tratamentos e dando dicas práticas para adotar no dia-a-dia. Uma das seções mais interessantes do livro determina o que é mito e o que é verdade quando o assunto é celulite e o GNT reuniu abaixo as crenças mais comuns. Aproveite as dicas!
1
Refrigerante e água com gás causam celulite
MITO. Os alimentos calóricos, incluindo os refrigerantes e os doces em geral, favorecem o ganho de peso e o acúmulo de gordura localizada, fatores que agravam a celulite. Partindo dessas premissas, as versões comuns dos refrigerantes devem ser evitadas devido à grande quantidade de açúcar que contêm, devendo ser substituídas pelas versões light ou diet. Mas não é verdade que o gás contido nessas bebidas causa ou agrava a celulite. Beba bebidas sem açúcares!
2
O uso de roupa apertada causa celulite
MITO. Algumas roupas muito justas podem dificultar o retorno venoso. Se essa condição ocorrer frequentemente e persistir por períodos prolongados, pode causar edema dos membros inferiores, mas não interfere no desencadeamento ou agravamento da celulite.
Já o uso de meias elásticas compressivas, bem justas, é saudável para a circulação, pois melhora o retorno venoso e ainda tem a vantagem de fazer uma sustentação mecânica, atuando para as pernas da mesma forma que o sutiã para as mamas. Dessa forma, pode contribuir para a prevenção do agravamento da flacidez, condição associada à celulite. Use meias elásticas o ano inteiro, se você aguentar! Ela ajuda a prevenir a flacidez!
3
Álcool piora a celulite