celulas tronco
O transplante de células-tronco hematopoiéticas para o tratamento de doenças pode beneficiar pacientes com esclerose múltipla em fase inflamatória, refratária aos tratamentos medicamentosos disponíveis, e pacientes com esclerose sistêmica cutânea difusa de caráter progressivo, com ou sem comprometimento sistêmico, assim como na leucemia mieloide crônica. Esse tratamento deveria ser disponibilizado na rede pública de saúde, numa fase inicial, em centros de referência com experiência em transplante de células-tronco hematopoiéticas (TCTH) e no manejo clínico de doenças autoimunes sistêmicas graves. Júlio C., 2009)
Os resultados desse trabalho mostraram que as células-tronco, nas condições do estudo, aumentaram à quantidade de regeneração. O aprimoramento dessa técnica, em conjunto com a facilidade de obtenção das células tronco, pode trazer novas perspectivas para o tratamento de pacientes com diversos tipos de doenças degenerativas ou autoimunes. ( KAWAGUCHI, H., et al. 2004).
Lygia da Veiga Pereira Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, Instituto de Biociências, USP. Rua do Matão 277/350, Cidade Universitária. 05508-900 São Paulo SP.
KAWAGUCHI, H., et al.