celulas tronco
Diferente das outras células do corpo humano, as células-tronco podem se reproduzir várias vezes, ou seja, a partir de uma dessas células podem ser criadas muitas outras.
O principal objetivo das pesquisas com células-tronco é que elas possam ser utilizadas em doenças graves, afim de regenerar tecidos danificados.
As células-tronco embrionárias são aquelas células encontradas em embriões. Elas têm a capacidade de se transformar em praticamente qualquer célula do corpo. São chamadas pluripotentes. É essa capacidade que permite que um embrião se transforme em um corpo totalmente formado. Cerca de cinco dias após a fertilização, o embrião humano se torna um blastocisto-uma esfera com aproximadamente 100 células.
As células-tronco adultas são as encontradas em tecidos maduros, no corpo de crianças e adultos. Essas células são mais especializadas que as embrionárias e dão origem a tipos específicos de células. São chamadas multipotentes. Algumas pesquisas sugerem que as células-tronco adultas podem se transformar em tipos muito mais variados de células do que se supunha anteriormente.
Classificação
Células Tronco
As células-tronco podem ser classificadas em 'totipotentes' (quando conseguem se diferenciar de todos os tecidos do corpo), 'pluripotentes' ou 'multipotentes' (quando podem se transformar em quase todos os tecidos do corpo humano, com a exceção de placenta e tecidos embrionários).
Extração
Há três formas de extração das células-tronco: Embrionárias (são encontradas no embrião humano e utilizadas - em alguns países já autorizados - para a pesquisa de curas de algumas doenças), Adultas (são encontradas na medula-óssea, no sangue, fígado,