Celulas Tronco
Células-tronco são células mestras que têm a capacidade de se transformar em outros tipos de células, incluindo as do cérebro, coração, ossos, músculos e pele. Ela pode se diferenciar e constituir diferentes tecidos no organismo. Esta é uma capacidade especial, porque as demais células geralmente só podem fazer parte de um tecido específico (por exemplo: células da pele só podem constituir a pele).
As células-tronco também podem gerar cópias idênticas de si mesmas. Essa capacidade chama-se auto-replicação. .
Por essas razões, as células-tronco são objetos de intensas pesquisas. No futuro, a previsão é que se possa usar para substituir tecidos lesionados ou doentes, como nos casos de Alzheimer, Parkinson e doenças neuromusculares em geral, ou ainda no lugar de células que o organismo deixa de produzir por alguma deficiência, como no caso de diabetes.
As Células-tronco é um assunto da atualidade e que gera grandes polêmicas.
Existem variadas opiniões sobre esse tema, opiniões contra e à favor da realização de pesquisas com Células-tronco.
Acredito que é muito válido realizar pesquisas com Células-tronco, pois isso representa um grande avanço na ciência na tentativa de encontrar curas para variadas doenças.
Não precisamos pesquisar muito para encontrar todos os benefícios que essas pesquisas poderão nos trazer, inclusive trazer maiores perspectivas de vidas a pessoas condenadas a graves doenças, sendo que para isso essas pesquisas devem ser autorizadas.
Uma tarefa nada fácil, pois existem pessoas e grupos que não concordam com essas pesquisas, como por exemplo, uma rival muito antiga da Ciência, a Igreja, que alega ser um atentado contra à vida, ou seja, um aborto, que no Brasil é proibido. Prática essa que fere a Lei da Biossegurança, pois a Igreja classifica isso como aborto, que é contra a Lei, o que pode acarretar uma pena de três meses à um ano de detenção.
Um fato importante é que os embriões que serão utilizados