o atletismo
Autor:
Hugo Anes dos Santos nº11
10ºL
Escola Secundária Carlos Amarante
Introdução.
A origem do Atletismo está relacionada com a própria origem do ser humano que, por necessidade, defesa ou até prazer, já corria, saltava ou lançava.
Os diferentes povos foram inventando formas variadas e competitivas de corridas, saltos e lançamentos com diversas finalidades: preparação para a guerra, agradecimento aos deuses e homenagem aos heróis desaparecidos.
Nos nossos dias, o Atletismo é uma modalidade desportiva que engloba várias disciplinas, como corridas, marchas, saltos, lançamentos e provas combinadas.
Neste trabalho vão estar presentes os tipos de modalidades complementares ao atletismo e a sua forma de execução e o papel do atletismo nos jogos olímpicos.
História
O atletismo é a forma organizada mais antiga de desporto e vem-se celebrando há mil anos. As primeiras reuniões da história foram os Jogos Olímpicos, iniciados pelos gregos no ano 776 a.C. Durante muitos anos, o principal evento olímpico foi o pentatlo, que compreendia lançamentos de disco, salto em comprimento e luta livre. Outras provas, como as carreiras de homens com armaduras, fizeram parte mais tarde do programa. Os romanos continuaram a celebrar as provas olímpicas depois de conquistar a Grécia no 146 a.C. No ano 394 o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo. Restauram-se na Inglaterra em meados da metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no desporto favorito dos ingleses. Também no século XIX realizaram-se as primeiras reuniões atléticas universitárias entre as universidades de Oxford e Cambridge, o primeiro miting nacional em Londres e o primeiro miting amador celebrado nos Estados Unidos em pista coberta. O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896