Celulas Ciliadas
SUMÁRIO
Anatomia das células ciliadas internas e externas __________________________04
Fisiologia das células ciliadas internas e externas __________________________05
Tipo de inervação das células ciliadas internas e externas ____________________06
Bibliografia ________________________________________________________08
Anatomia das Células Ciliadas Internas e Externas As células ciliadas são células receptoras e possuem um aspecto morfológico bem característico, com tufos de estereocilios, em sua superfície livre. Estão rigidamente ligadas entre si. As células ciliadas internas possuem forma de cálice, seus esterocílios são modificados e possuem mitocôndrias na região basal. Estão localizadas entre o modíolo e os pilares de Corti, dispostas em uma única fileira. São contabilizadas cerca de 3500. Apesar de estarem em menor número podem ser mais proeminente no ponto de vista auditivo. Sua distribuição não é uniforme, com maior concentração próximo a tuba auditiva e menor concentração na região promontorial.
As células ciliadas externas são alongadas, possuem esterocilios modificados, regiões com acumulo mitocondrial, e estão em contato com o nervo coclear. Em seres humanos existem entre 15000 e 20000, dispostas em três fileiras. Os estereocilios estendem da região apical das células para o interior da endolinfa. Nas células ciliadas internas, a suas extremidades estão logo abaixo da membrana tectorial, enquanto que na células ciliadas externas estão na substância gelatinosa da membrana tectorial, essa morfologia da ao estéreocilio certa fixação principalmente no segundo caso. Estes possuem filamentos de actina que os enrijecem.
Na direção do ápice coclear, a morfologia das células mudam, os estereocilios aumentam na região apical, e os corpos celulares ciliados aumentam o comprimento, o que permite uma maior número de respostas em diferentes frequências