Características das células ciliadas internas e externas
No órgão de corte de forma espiral contém dois tipos de células sensoriais, essas são as, células ciliados internos e externas, com reárias fileiras de esteriocilios em seu topo. Existem cerca de 140 esteriocilios de cada uma das 3500 células ciliadas internas e 12000 células ciliadas externas. As células ciliadas internas que tem a forma de um frasco são completamente circundadas por células de sustentação especializadas, exceto por suas superfícies superiores que exibem cílios. As células ciliadas externas são organizadas em três (na Base) a cinco (no ápice) fileira paralelas. As células ciliadas externas são retangulares, com a forma lembrando cilindros alongados, e estas em contato com as células de sustentação apenas em suas extremidades muitas superiores e nas bases.
A célula ciliada tem um arranjo ordenado na cóclea e estão relacionadas com a freqüência sonora. As células ciliadas que corres podem a altas freqüências acima de 2000hz estão localizadas na realta basal da cóclea, enquanto as células ciliadas ajustadas para serem estimulados em freqüências abaixo de 2000hz são encontradas nas espiras media e apical da cóclea.
Quadro comparativo das características entre as células ciliadas externas e internas.
Células Ciliadas Internas
Células Ciliadas externas
3500
12500
Forma de frases
Forma cilindra
Fileira única
3-5 fileira
Estereocílios em forma de “C”
Estereocílios em forma de “V”
Circundadas por células de sustentação
Fixadas ao topo e á base
Inervação aferente
Múltipla inervação
Um neurônio - uma célula
Um neurônio - varias célula
Função das células ciliadas externas e internas.
Tecnicamente, as células ciliadas convertem a vibração liquida mecânica em uma retroalimentação eletromecânica amplificada a resposta hidromecanica da cóclea e eventos eletroquímicos, os quais por sua vez promovem neurônios da porção auditiva do átomo nervo.
Os movimentos do estribo são