celula animal
INTRODUÇÃO
A célula é a menor unidade do ser vivo. No corpo humano há diferentes tipos de células, e cada tipo, desempenha uma função específica visando a manutenção da vida no organismo. Quase todas as células possuem características comuns em relação a sua forma, tais como: membrana plasmática, citoplasma e núcleo. Célula animal é uma célula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da célula vegetal pela ausência de parede celular e de plastos. Possui flagelo, o que não é comum nas células vegetais.
OBJETIVOS
Identificar e analisar a estrutura da célula animal através do microscópio óptico.
MATERIAIS
1. Conta-gotas
2. Lâmina
3. Lamínulas
4. Azul de Metileno
5. Palitos de madeira
6. Óleo de imersão
PROCEDIMENTOS
Foi usado o palito de madeira para fazer raspagem do epitélio da mucosa interna da bochecha, o material obtido foi colocado na lâmina, em seguida foi usada uma gota de azul de metileno sobre o material e logo após a lamínula foi posta sobre a lamina com o material. Material pronto para ser observado no microscópio óptico. Para tornar possível a observação das bactérias, usamos o óleo de imersão.
RESULTADOS
Células animais estão agrupadas de forma que haja uma distância considerável de uma célula para outra, foi observado um formato arredondado nas células animais. O núcleo ao ser identificado, não mostrou diferenças quanto ao núcleo da célula vegetal (eucariontes). Com o uso do óleo de imersão foi possível identificar algumas bactérias existentes na amostra.
CONCLUSÃO
A célula animal possui estrutura aparentemente arredondada, existindo uma distancia entre uma célula e outra. A distancia é perceptível a cada mudança de objetiva no microscópio. As células animais apresentam-se também de forma desorganizada, diferentemente das células vegetais.
7. REFERÊNCIAS
http://www.todabiologia.com/citologia/celula_animal.htm