CELULA ANIMAL E VEGETAL
A célula representa a mais pequena porção de matéria viva que possui capacidade de auto-duplicação. As células eucarióticas possuem um núcleo verdadeiro, bem delimitado e protegido por uma membrana nuclear. Por serem constituídas por muitos organelos membranares, são estruturas mais complexas do que as células procarióticas.
Célula Eucariótica Animal
http://fai.unne.edu.ar/biologia/cel_euca/images/celulaaldea.gif
Membrana Plasmática - Fronteira que separa o interior celular do exterior, controlando as entradas e saídas de várias substâncias. (Tatiana)
Citoplasma - Espaço intracelular entre a membrana plasmática e a nuclear. É preenchido por uma matéria coloidal e semi-fluida, denominada hialoplasma. Dentro deste, estão suspensos os organelos celulares. (Sílvia)
Retículo Endoplasmático - Estruturas membranares, dobradas sobre si mesmas, e que podem possuir, na sua superfície, pequenas partículas denominadas ribossomas. A principal função dos retículos endoplásmáticos rugoso (com ribossomas) e liso (sem ribossomas) é, respectivamente, a síntese proteica e a síntese de lípidos e hidratos de carbono.
Mitocôndias - Centro do processo respiratório da célula, onde ocorre a síntese de energia (ATP). (Paula Amaral)
Aparelho de Golgi - Centro de armazenamento de substâncias sintetizadas pela célula (proteínas, hidratos de carbono, lípidos, etc.), as quais são transportadas em pequenas vesículas. (Daniela)
Lisossomas - Organelos que têm como função a degradação de materiais provenientes do meio extracelular, assim como de componentes celulares envelhecidos. (Gonçalo)
Peroxissomas - Pequenas vesículas membranosas que se formam no retículo endoplasmático liso e participam na formação de água oxigenada, cujo excesso será destruído pela catalase. O peróxido de hidrogénio elimina agentes nocivos, como o etanol, e mata alguns microrganismos. (Andreia)
Centrossomas - Estruturas microtubulares,