celso furtado
- As exportações de ouro, durante esse periodo, promediaram meio milhão de libra enquanto a população subiu para 3 milhões e a renda per capita não seria superior a 50 dólares, sendo esse o nivel de renda mais baixo ocorrido no periodo colonial.
- As articulações se operavam em torno de 2 polos principais: economia do açúcar e do ouro.
- No norte estavam os 2 centros autônomos do Maranhão e do Pará (este vivia da economia estrativa florestal organizada pelos jesuítas com base na exploraçãoda mdo indígena.
- os 3 principais centros econômicos-faixa açucareira, região mineira e o Maranhão-se interligavam enquanto o Pará era totalmente isolado.
- Maranhão (entre os 3 principais sistemas) foi o único que teve prosperidade do ultimo quartel do século.
- Os colonos do Maranhão eram adversários dos jesuítas na luta pela escravização do índios. Pombal ajudou-os criando uma companhia de comercio altamente capitalizada que financiava o desenvolvimento da região.
- Os dirigentes da companhia percebem que o algodão era um produto tropical que tinha procura crescente, e que o arroz produzido nas colônias inglesas não sofria restrição de nenhum pacto colonial. Os recursos da companhia foram concentrados nesses dois artigos.
- A produção maranhense encontrou condições propícias para desenvolver-se e capitalizar-se adequadamente.
- A transferência do governo metropolitano e a abertura dos portos em 1808 criaram um clima de otimismo.
- A Guerra de Independência dos EUA teve reflexos diretos na região maranhense. A Revolução Francesa e as guerras napoleônicas, o bloqueio e o contrabloqueio europeu e a desarticulação do império espanhol tiveram grandes repercussões nos mercados mundiais tropicais.
- Em 1789 a colônia açucareira francesa do Haiti entrou em colapso, abrindo