Celenterados
* Os celenterados são na maioria marinhos.
* Apresentam-se nas formas de pólipo e medusa (pólipo fica fixo ao substrato, medusa se locomove). * Possuem uma só cavidade digestiva, com uma abertura, a boca, envolvida por tentáculos.
Características gerais:
Eles queimam(devido a célula típica do filo);
São aquáticos;
Moles e gelatinosos;
Maioria marinha;
Tem duas formas estruturais;
Quanto ao habito de vida podem ser: sesseis, nadar ativamente ou flutua.
Os celenterados são classificados em três grupos, são eles: os HIDROZOÁRIOS, os SHIFOZOÁRIOS, e os ANTOZOÁRIOS. * HIDROZOÁRIOS, são chamados assim porque vivem na água ( HIDRO=água; ZOA=animal).
EX.: caravela e hidra de água doce
* SHIFOZOÁRIOS, são chamados assim porque se assemelham a uma sombrinha (SHIFO= sombrinha; ZOA= animal). * ANTOZOÁRIO, são chamados assim porque se assemelham a flores ( ANTOS= flores; ZOA= animal).
O filo Cnidaria (do grego knidos, irritante, e do latim aria, sufixo plural) são os animais aquáticos conhecidos popularmente como celenterados ou cnidários, de que fazem parte as hidras de água doce, medusas, águas-vivas, que são normalmente oceânicas, os corais ,anémonas-do-mar e as caravelas.
REPRODUÇAO
Os cnidários reproduzem-se sexuada e assexuadamente. A reprodução sexuada dá-se na fase de medusa, com exceção dos antozoários (os corais e as anêmonas-do-mar), das hidras e algumas outras espécies que não desenvolvem nunca, a fase de medusa: os machos e fêmeas libertam os produtos sexuais na água e ali se conjugam, dando origem aos zigotos.
Dos ovos saem larvas pelágicas chamadas plânulas, em forma de pêra e completamente ciliadas que, quando encontram um substrato apropriado, se fixam e se transformam em pólipos.
Em alguns celenterados, como os corais, a fase de pólipo é a fase definitiva.
Poucos cnidários são