Celecoxib
Ele é indicado no tratamento de osteoartrite, artrite reumatoide, no controle de dor pós-operatória, em cirurgias ortopédicas e dentárias, em dismenorréia e dor aguda, moderada ou grave inespecífica .
Além de possuir o efeito antiinflamatório, estudos recentes apontam que a inibição da formação de mediadores inflamatórios pode prejudicar o desenvolvimento de tumores, ou seja, ele poderá vir a ser usado para reduzir a incidência e multiplicação dos mesmos.
Como o medicamento Celecoxib foi o primeiro inibidor seletivo do COX-2, lançado no mundo, acaba passando por muitos questionamentos sobre sua segurança, especialmente com relação a toxidade cardiovascular.
Tanto que a maioria de medicamentos desta classe já foram banidos do mercado, restando apenas o Celecoxib e o Etoricoxib.
EFEITOS COLATERAIS
Já foram detectadas inúmeras reações adversas a partir do uso deste medicamento, dependendo muito de cada paciente como: indigestão, dores de cabeça, infecções na garganta, entre outros sintomas parecidos com o da gripe, piora de casos que apresentem alergia. E ainda risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral, por isto é tido como um último recurso em pacientes que têm doença cardíaca ou um risco de desenvolvê-la.
CONTRA- INDICAÇÃO
É contraindicado á pessoas que apresentam alergia a qualquer componente da fórmula, em pacientes hipertensos, asmáticos, com insuficiência renal, entre outros.
BIBLIOGRAFIA
SITES: