cel virus prions
CURITIBA
2012
CÉLULAS, VÍRUS E PRÍONS
CURITIBA
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.....................................................................................................1
CARACTERÍSTICA ESTRUTURAIS DAS CÉLULAS........................................2
CARACTERÍSTICA ESTRUTURAIS DOS VÍRUS..............................................3
CARACTERÍSTICA ESTRUTURAIS DOS PRÍONS...........................................4
COMPARAÇÃO DAS ESTRUTURAS DESCRITAS..........................................5 REFERÊNCIAS..................................................................................................6
INTRODUÇÃO
Todos os seres vivos são constituídos por células. Nos humanos os grupos de células são responsáveis por tarefas especializadas e são ligadas a um sistema de comunicações. As células ocupam um ponto de intermédio na escala de complexidade biológica. Há dois tipos básicos de células- procariontes e eucariontes.
Nas células procariontes, os cromossomos não estão separados do citoplasma por uma membrana, não possuindo núcleo.
Nas células eucariontes, há um núcleo bem individualizado e delimitado por um envoltório nuclear, essas células são maiores e mais complexas.
Os vírus são parasitas intracelulares obrigatórios, devido sua relação e efeitos com as células, podem causar doenças. Os vírus não possuem todas as enzimas e nem estruturas necessárias para se produção de outro vírus, a não ser quando o parasita de uma célula produz enzimas que o vírus utilizará para a síntese de outro vírus. Cada vírus é formado por duas partes – uma porção central, e uma periférica.
Os príons são agentes infecciosos compostos por proteínas, ao contrários dos vírus, não possuem DNA ou RNA. Os príons são capazes de produzir cópias de si próprios, apesar de não possuírem nenhum tipo de ácido nucléico (DNA ou RNA). Os príons são responsáveis pelas encefalopatias