cecilia
Um dos maiores nomes da Literatura Brasileira e também da segunda geração modernista no Brasil. Cecília Meirelles e Rachel de Queiros foram as primeiras mulheres a conquistar o reconhecimento da literatura.
Mais conhecida como poetisa, deixou também várias crônicas, contos, literatura infantil e folclore chegou a ser reconhecida internacionalmente como uma grande entendedora do assunto. Sua poesia é intimista e reflexiva, de profunda sensibilidade feminina. Em suas obras ela aborda temas como a vida, amor e tempo, a musicalidade que e uma característica do simbolismo também estava presente em suas obras.
Características
A poesia da segunda fase do Modernismo representa um amadurecimento e um aprofundamento das conquistas da geração de 1922: é possível perceber a influência exercida por Mário e Oswald de Andrade sobre os jovens que iniciaram sua produção poética após a realização da Semana. Lembramos, a propósito, que Carlos Drummond de Andrade dedicou seu livro de estréia, Alguma poesia (1930), a Mário de Andrade. Murilo Mendes, com seu livro História do Brasil, seguiu a trilha aberta por Oswald, repensando nossa história com muito humor e ironia, como ilustra o poema "Festa familiar":
"Em outubro de 1930
Nós fizemos - que animação!
Um pic-nic com carabinas."
Formalmente, os novos poetas continuam a pesquisa estética iniciada na década anterior, cultivando o verso livre e a poesia sintética, de que é exemplo ó poema "Cota zero", de Drummond:
"Stop. A vida parou