Ceará e suas transformações sócio-espaciais
Jouse Aline Bezerra Oliveira jouse_aline@hotmail.com RESUMO
O presente artigo tem como objetivo apresentar o estado do Ceará nas suas transformações sócio-espacial e os seus mais variados aspectos: físicos, geohistóricos, sociais, políticos e econômicos, analisados a partir de uma abordagem crítico reflexiva sobre os fenômenos ocorridos durante seu processo de formação. O artigo está estruturado no primeiro momento, numa abordagem sobre as concepções dos conceitos de espaço, de Poder e de Território, sendo elementos fundamentais para que possamos compreender como se deu o processo de formação do estado Ceará na região Nordeste, e como ocorre as suas relações políticas e econômicas com as outras regiões do país. No segundo momento, será abordado os seus aspectos físicos e geohistóricos e as transformações ocorridas no espaço nos últimos séculos e as reestruturações sócio-espaciais do Ceará que vem acontecendo como forma de desenvolvimento econômico do Estado.
Palavras Chaves: Ceará, reestruturação do espaço e economia. INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é discutir o desenvolvimento econômico e as transformações sócio-espaciais do Ceará, a partir de uma perspectiva história desde a sua reocupação até os dias atuais. Além das heranças seculares que marcaram sua organização territorial, este ensaio toma como elemento decisivo na estruturação do espaço cearense as diversas políticas implementadas pelo governo.
Dividido em seis partes, incluindo esta breve apresentação e as considerações finais, o artigo toma como ponto de partida, sobre o que é espaço numa análise nas reflexões de Kant (1996) que procura dar conta da forma de todos os fenômenos dos sentidos externos, sendo colocado como uma extensão distancia entre pontos ou até mesmo intervalos abstratos. E nas concepções de Lefebvre (1974) diz que o espaço não é um objeto cientifico desviado pela ideologia e pela política; ele sempre foi político e