CCE SENAI SP
Você provavelmente já viu e ouviu muito a expressão Eficiência Energética.
Por que esse termo é tão importante?
Quais são os impactos decorrentes da má utilização da energia elétrica disponível em nossas residências, comércios e indústrias?
De que maneira esses impactos afetam a sua vida e a de sua família?
De fato, com algumas medidas simples - e às vezes com um pouco de esforço - você pode reduzir o consumo de energia elétrica, ou, ao menos, torná-lo mais eficiente, o que significa uma conta de luz menor ao final do mês, e, com a colaboração de todos, um novo fôlego para o planeta.
Objetivos do curso
Ao término desse curso, esperamos que você possa conhecer um pouco mais sobre os impactos da má utilização de energia elétrica e como isso lhe afeta direta e indiretamente. Esperamos que o estudo possa lhe possibilitar um momento de reflexão sobre a situação atual e futura dos nossos recursos energéticos, de forma que as gerações posteriores possam desfrutar desses recursos da mesma maneira que podemos atualmente.
Simulador
Para tornar esse curso mais próximo à realidade, você passará a utilizar um simulador para realizar algumas de suas atividades. No decorrer desse curso, você deverá tornar o consumo de energia de uma residência virtual o mais eficiente possível.
Mas atenção: será fornecido um estoque de lâmpadas, evidenciando suas informações técnicas. Cada lâmpada terá um custo inicial, e esse valor será debitado da conta fictícia do simulador de iluminação.
Energia elétrica? Volts? Watts?
Antes de iniciarmos nosso estudo, você precisa conhecer alguns termos técnicos. Para facilitar a assimilação desses termos, vamos fazer uma analogia com um sistema hidráulico.
A água que percorre a tubulação é equivalente à corrente elétrica (fluxo de elétrons) que percorre um condutor.
A pressão d'água nessa tubulação é equivalente à tensão elétrica, ou seja, a tensão elétrica é uma força ou um potencial elétrico.
A corrente elétrica circula, e a tensão elétrica