Caxumba
Sinônimos: Parotidite epidêmica
A caxumba é uma doença contagiosa que provoca o inchaço doloroso das glândulas salivares. As glândulas salivares produzem saliva, um líquido que umedece a comida e ajuda a mastigar e engolir.
Consulte também: Infecções das glândulas salivares
Causas
A caxumba é causada por um vírus. O vírus se dissemina de uma pessoa para outra através de gotículas respiratórias (por exemplo, ao espirrar) ou por contato direto com itens que foram contaminados pela saliva infectada.
Esquema das glândulas da cabeça e do pescoço
A caxumba ocorre mais comumente em crianças de 2 a 12 anos que não foram vacinadas contra a doença. No entanto, a infecção pode ocorrer em qualquer idade. O tempo entre a exposição ao vírus e o adoecimento (período de incubação) normalmente é de 12 a 24 dias.
A caxumba também pode infectar:
Sistema nervoso central
Pâncreas
Testículos
Sintomas de Caxumba
Dor facial
Febre
Dor de cabeça
Dor de garganta
Inchaço das glândulas parótidas (as maiores glândulas salivares, localizadas entre a orelha e a mandíbula)
Inchaço das têmporas ou da mandíbula (zona temporomandibular)
Outros sintomas dessa doença que podem ocorrer em homens:
Nódulo testicular
Dor nos testículos
Inchaço do escroto
Tratamento de Caxumba
Não há um tratamento específico para a caxumba. Bolsas de calor ou de gelo aplicadas à área do pescoço e paracetamol (Tylenol) ajudam a aliviar a dor. Não dê aspirina a crianças com doença viral devido ao risco da síndrome de Reye.
Prevenção
A imunização com a vacina tríplice viral protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Ela deve ser administrada a crianças de 12 a 15 meses de idade. A vacina é aplicada novamente entre 4 e 6 anos ou entre 11 e 12 anos, se não foi dada anteriormente.
Surtos recentes de sarampo reforçaram a importância da vacinação para todas as crianças.