Caxumba
Caxumba é uma doença infecciosa causada pelo vírus aramyxovirus, que provoca não só inflamação nas parótidas (são glândulas aos pares e o processo estilóide do temporal. No seu interior está o ducto parotíde. Este ducto entra na cavidade da boca através de um pequeno furo na altura do segundo dente molar maxilar, mas também nas glândulas submaxilares e sublinguais).
Na maior parte das vezes, a infecção se manifesta na infância, nos meses de inverno e no começo da primavera.
Embora seja uma enfermidade de evolução benigna, em alguns casos podem ocorrer as seguintes complicações: inflamação dos testículos e dos ovários (que pode resultar em esterilidade), meningite asséptica (É um termo usado clinicamente para designar uma doença que compreende irritação meníngea febre e alterações da consciência de inicio relativamente agudo em geral da etiologia viral mas raramente bacteriana ou devida a outro micro-organismo),pancreatite, neurite e surdez.
Período de incubação (Período de incubação que decorre desde o momento em que o agente etiológico se instala no organismo do hospedeiro até o inicio dos sinais e sintomas clínicos da doença).
O período de incubação varia de 14 a 25 dias. A transmissão se dá pelo contato direto com as secreções das vias aéreas superiores da pessoa infectada, a partir de dois dias antes até nove dias depois do aparecimento dos sintomas.
Raros são os casos de reinfecção pelo vírus da caxumba. Em geral, uma vez infectada, a pessoa adquire imunidade contra a doença. No entanto, se a infecção se manifestou apenas de um lado, o outro pode ser afetado em outra ocasião.
Sintomas
Inchaço e dor na parótida e nas outras glândulas salivares infectadas (localizadas embaixo da mandíbula), dor muscular e ao engolir, febre, mal-estar, inapetência são sintomas da infecção, menos intensos nas crianças do que nos adultos.
Os seguintes sinais sugerem complicações da doença e exigem assistência médica imediata:
1) dor e inchaço nos