CAXAMBU
Caxambu é uma dança de terreiro, característica da região sudeste, realizada por homens e mulheres que não necessitam estar em duplas, é formada uma roda e uma pessoa fica no centro improvisando movimentos constituídos de saltos, volteios, passos miúdos, balanceios. São diversos cantos, com a ajuda de tambores feitos com troncos de árvores e recobertos com couro de boi. De acordo com a região o nome pode variar, sendo: Dança do Jongo ou Bambêlo. Antigamente, só os mais velhos podiam entrar na roda. Os jovens ficavam de fora observando.
O Caxambu teve origem na região africana do Congo-Angola. Chegou ao Brasil com os negros trazidos como escravos para o trabalho forçado nas fazendas, era praticado por eles nas lavouras de café e de cana-de-açucar. Antigamente só os mais velhos podiam entrar na roda e os jovens ficavam de fora, observando.
O Caxambu por ser uma festa de divertimento, mas com aspectos místicos, fez com que a dança se restringisse aos ambientes familiares, com isso acabou sendo pouco divulgado.
Boatos dizem que algumas das pessoas que dançavam o Caxambu, à meia-noite, plantavam no terreiro uma muda de bananeira que, durante a madrugada, crescia e dava frutos distribuídos para os presentes.
Caxambu influenciou o nascimento do samba no Rio de Janeiro, e ficou conhecido como o "avô" do samba.
Até hoje alguns núcleos familiares persistem em manter viva a tradição da dança do Caxambu.
Até hoje, alguns núcleos familiares de afro-descendentes persistem em manter viva a tradição do
Antigamente, só os mais velhos podiam entrar na roda. Os jovens ficavam de fora observando.