Cavidade pelvica
Geral
Fazer o estudo anatomotopográfico da cavidade pélvica do cão.
Específico
Observar através do estudo da região todas as estruturas presentes, bem como os órgãos pertinentes a cavidade, onde no caso estudado tratava-se de uma fêmea, e a sintopia dessas vísceras para dessa maneira perceber a importância médico-cirúrgica dessa cavidade que é bastante complexa.
MATERIAIS E MÉTODOS
Materiais:
Pinça de dissecção dente de rato
Pinça de dissecção anatômica
Tesoura curva romba-romba
Cabo de bisturi n°4 com lâmina nº 21
Cão de idade e ração desconhecida cedido pelo Centro de Vigilância Animal - CVA
Metodologia:
A prática foi realizada no laboratório de anatomia topográfica localizado no prédio de Anatomia e Histologia animal da Universidade Federal Rural de Pernambuco - SEDE e baseou-se na incisão na cavidade pélvica e exposição dos órgão pertencentes a essa cavidade. O animal tratava-se de uma fêmea e dessa maneira procurou-se observar todas as particularidades do sexo.
Primeiramente foi feita uma incisão longitudinal a altura da cavidade abdominal que seguiu até a vulva do animal. em seguida foi retirado todo excesso de gordura para uma melhor visualização das estruturas proporcionando um melhor estudo dessa cavidade. Feito isso localizou-se a porção final da aorta abdominal para assim observar seus ramos terminais (íliacas externas E e D; íliacas internas E e D e sacral mediana) e as estruturas que eles são responsáveis pela irrigação.
Continuou-se a dissecação separando todas as estruturas para localizar os órgãos da cavidade (reto, vagina, útero, ovários, tubas uterina, bexiga, ureteres e uretra) e as relações existentes entre eles como localização e sintopia, além das veias e nervos que suprem essas estruturas e também os ligamentos que promovem a estática dos órgãos como o útero e bexiga.
IMPORTÂNCIA MÉDICO CIRÚRGICA DA CAVIDADE
No caso da fêmea uma intervenção