cavidade oral das aves
Como destaque sobre a cavidade oral, podemos citar o fato de que as aves não apresentam dentição, nem lábios. Ambos são substituídos por um bico epidérmico queratinizado, ou ranfoteca, que cobre as partes rostrais das mandíbulas superior e inferior. O bico córneo superior é curto, estreito e pontudo. Cobre os ossos pré-maxilares fundidos e estende-se caudo-lateralmente nos ossos maxilares. Cavidade bucal e faringe estão localizadas em único compartimento e possui grandes dobras palatinas (coanas),que se comunicam com as fossas nasais,a faringe é curta.
Por causa da ausência do palato mole,a boca e a faringe não são bem delimitadas.O palato duro é fendido,logo há comunicação entre a cavidade oral e nasal.Esta comunicação pode facilitar a termorregulação das aves,que é feita com o bico aberto.
O numero e a distribuição das glândulas salivares variam entre as espécies,estas glândulas possuem células secretoras de muco,com o objetivo de fazer a lubrificação da cavidade oral e a umectação do alimento.Como o tempo bucal das aves é zero,é difícil ocorrer algum tipo de digestão química na boca.
Percebemos que a galinha não possui dentes,o que pode ser uma adaptação para facilitar o vôo.O tipo do bico das aves nos diz que tipo de alimento ela come.Analisando o bico do beija flor,que é fino e alongado,entenderemos o comportamento desta espécie de buscar alimentos muito pequenos de flor em flor,o que seria muito difícil para uma ave de bico curto e grosso.A galinha possui o bico curto,com o superior mais longo do que o inferior, e se alimenta de grãos.Aves carnívoras,como o falcão,apresentam uma curvatura no bico superior que serve para dilacerar a presa.
Os grãos quase não permanecem na cavidade bucal da galinha devido a deficiência na mastigação pela falta de dentes.O grão é deglutido inteiro,e por