cave diving
Jacques-Yves Cousteau , co-inventor do primeiro sucesso comercial de circuito aberto equipamento de mergulho , foi o primeiro mergulhador caverna do mundo.No entanto, muitos mergulhadores de cavernas penetraram cavernas antes do inicio de mergulho com superfície fornecido aparelho de respiração através do uso de mangueiras umbilicais e compressores. Mergulho em todas as suas formas, incluindo mergulho em cavernas, tem avançado a sério desde Cousteau introduziu o Aqua-Lung , em 1943.
O mergulho em cavernas, ou Espeleologia Subaquática, é uma modalidade avançada do mergulho. É considerado por muitos como um dos esportes mais perigosos, devido ao grande número de mortes de mergulhadores que já foram registradas nesse ambiente.
O mergulho em cavernas pode ser realizado em qualquer tipo de caverna inundada, no oceano ou em água doce. Muitas cavernas podem ser exploradas horizontalmente e não apresentam profundidades elevadas. Nestes casos a principal dificuldade decorre da exploração de um ambiente com teto, onde é impossível a saída rápida em caso de emergências.
Em outros casos, podem ser explorados abismos com grandes profundidades, que exigem a utilização de várias misturas gasosas e tempos de descompressão elevados. Neste caso, mesmo que não exista um teto, a subida rápida também não é possível devido aos riscos de embolia gasosa ou doença descompressiva, o chamado teto fisiológico.
Em qualquer dos casos, o mergulhador deve planejar detalhadamente seu mergulho e seguir todas as regras de segurança para mergulho técnico ou descompressivo. As reservas gasosas e as baterias de lanternas devem ser suficientes para exceder em um terço o tempo planejado de mergulho. Além disso devem ser utilizadas lanternas e outros equipamentos em duplicidade. Para evitar se perder em um sistema de labirintos, é obrigatório o uso de um cabo guia (fio de Ariadne) que deve ser desenrolado durante a incursão pela caverna e recolhido no retorno.