Cavalheiros Medievais
Cavalaria medieval se refere à instituição feudal dos cavaleiros nobres e aos ideais que lhe eram associados ou que lhe foram associados pela literatura, notadamente a coragem, a lealdade e a generosidade, bem como a noção de amor cortês.
Além dos cavaleiros (miles), homens que os senhores feudais eram obrigados a apresentar (lanças), a cavalaria era constituída pelos escudeiros, cavaleiros das ordens religiosas e dos conselhos (também conhecidos por cavaleiro-vilão) e "cavaleiros da espora dourada" (estes eram ricos, mas sem nobreza).
Ordem de São Lazaro
Ordem de São Lazaro A Ordem Militar e Hospitalar de São Lázaro de Jerusalém é uma Ordem de Cavalaria criada num hospital de leprosos, fundada por Cavalheiros Hospitalarios em 1908, pelo Reino Latino de Jerusalém. Esta Ordem é uma das mais antigas Ordens de Cavalaria da Europa. Foi criada para tratar os doentes com hanseníase, sendo os seus cavaleiros também leprosos. É uma das ordens menos conhecidas e menos documentadas.
Ordem de Alcântara
Nasceu em Portugal, nas ribeiras do Rio Côa (Beira Alta), como Ordem de São Julião do Pereiro, instituída por D. Henrique, Conde de Portugal, em 1093.
Depois de sua conquista aos muçulmanos, a defesa da cidade de Alcántara foi outorgada à Ordem de Calatrava em 1214, mas quatro anos mais tarde renunciaram à defesa. Então Afonso IX de Leão encomendou a defesa à recentemente formada ordem dos Cavaleiros de São Julião de Pereiro em troca de certa dependência de filiação com respeito à ordem de Calatrava dê que adotasse a regra Cister.
Ordem dos Cavaleiros da Concórdia Ordem dos Cavaleiros da Concórdia ou Ordem da Concórdia foi instituída pelo Rei D. Fernando III - o Santo rei de Castela. Filho de Afonso IX, rei de Leão e de D. Berengaria, irmã mais nova de Branca de Castela casada com Luiz VIII, rei da França e mãe de Luiz IX, São Luiz. A ordem foi criada em 1246, nos moldes da regras da cavalaria da Idade Media. Defendia a liberdade e