Causas da II guerra mundial e suas conseguências
A Segunda Guerra Mundial foi um grande jogo de interesses entre potências mundiais da época. Hitler, ditador populista da Alemanha, almejava a conquista do crescimento germânico, tanto a níveis da população como o seu poder econômico, e ambicionava também os acessos a maiores recursos naturais, pois se encontrada diante de uma potência com poucos recursos existentes em solos alemães.
Segundo historiadores renomados, a ambição do maior ditador já conhecido do mundo, só poderia ser alcançada se fosse levantada e instaurada uma Guerra propriamente dita.
Resumo
A Segunda Guerra Mundial ou II Guerra Mundial foi um conflito militar armado que teve abrangência global e envolveram diversas potências mundiais da época, com a duração de aproximadamente 6 (seis) anos, de 1939 a 1945 .
Basicamente, existiam duas alianças durante a Guerra: Os Aliados e o Eixo. Organizadas em duas alianças militares opostas: os Aliados e o Eixo. A Segunda Guerra teve proporções gigantescas e mobilizaram cerca de 100 milhões de militares, foi um conflito que marcou a história do planeta e irá se perdurar durante a existência do planeta Terra. Os participantes da Guerra envolveram suas nações ao máximo, envolvendo diversos setores, como a indústria bélica, de cuidados aos feridos, desenvolvimentos de novos materiais através de pesquisas, entre outros segmentos.
Causas
• Invasão da Polônia no dia 1 de dezembro de 1939 pela Alemanha, após assegurar a neutralidade da União Soviética, através do Pacto de Não agressão Germano-Soviético;
• Uma série de ataques iniciados pela Alemanha no dia 10 de maio do mesmo ano contra a Europa ocidental, invadindo os Países Baixos Holanda, Bélgica, e Luxemburgo que haviam assumido uma postura de neutralidade, e também ocuparam a França.
• Encorajada pela Alemanha, em junho de 1940 a União Soviética encorajada pela "Alemanha de Hitler" ocupou os países bálticos– Lituânia, Letônia e Estônia–anexando-os