Resumo da Criação do Rio de Janeiro
A bandeira da Cidade do Rio de Janeiro é apresentada como segue:
Campo branco com duas listras azuis.
No centro o Brasão de Armas da cidade de vermelho.
A esfera armilar e as três flechas de branco.
As cores adotadas - branco, azul e vermelho - têm um significado histórico e significado em heráldica (refere-se simultaneamente à ciência e à arte de descrever os brasões de armas ou escudos). Significado histórico:
O azul e o branco simbolizam a origem Portuguêsa da Cidade. São as cores tradicionais da Monarquia Portuguêsa, adotado desde a criação do Condado Portucalense, em 1097. Somente após o golpe militar que instaurou a república em Portugal, em 5 de outubro de 1910, que as tradicionais cores foram modificadas para o verde escuro e escarlate para a sua bandeira. O vermelho simboliza o sangue derramado por São Sebastião, padroeiro da cidade e do sangue derramado por Estácio de Sá, fundador da Cidade e pela defesa dos colonos, no Rio de Janeiro. Significância na heráldica:
Prata branca (metal) -tradicionalmente simboliza a inocência, a pureza, a beleza, a castidade, a esperança, a vitória, sem sangue, e a paz sobre o inimigo.
Azul (Blau) - simboliza a justiça, lealdade, sabedoria, perseverança e vigilância.
Vermelho (Goles) - simboliza a valentia, a coragem, a nobreza, grandeza, coragem, honra e vitória, com sangue sobre o inimigo.
Barsão da ciudades do RJ
O Brasão da cidade do Rio de Janeiro tem como características o escudo português, em campo azul, cor simbólica da lealdade, a esfera armilar manuelina combinada com as três setas que supliciaram São Sebastião, padroeiro da cidade, tudo em ouro, tendo ao centro o barrete frígio, símbolo do regime republicano. Como lembrança da capital, temos a coroa mural de cinco torres. Como suportes, dois botos-cinza, um à direita e outro à esquerda, simbolizando cidade marítima. À direita, um ramo de louro (vitória e à esquerd, um ramo de carvalho (roble - força).