Resumo de ciências políticas
Todo povo tem na sua evolução vista a distância um certo “Sentido’’. Conjunto de fatores e acontecimentos essências que constituem largo período do tempo.
Nosso passado ainda nós cerca por todos os lados.
Refleti sobre o sentido da evolução do Brasil, nos permite pensar questões como desigualdade sociais que estão presentes, questões politicas suas relações econômicas.
A ideia e analisar como apesar das ropturo quais são os traços que ainda estão presentes na sociedade. Ao requisitar o passado colher os dados para compreender, como nos constitui o povo e nação. O recorte vai trazer o contexto geral da modernidade no sec.XV.
De certa maneira qual é o momento histórico está vivendo a Europa Portugal especificadamente.
A historia que existia no Brasil era especificadamente primitiva pelo contexto. que vão ser inserido no contexto Europeu.
EUROPA MEDIEVAL: O Sistema Feudal no sec.XV com a crise do sistema que desencadia mudança, para expanção marítima.
Sistema Feudal: A posse da terra quem detinha o poder politico e econômico na Europa no sec.XV.
Quanto havia terra disponível era distribuído para sociedade sendo a nobresa, servos e clero. Imperador Constantino, teimando mesmo sistema e desgastando ainda mais a crise pois não havia terras para todos .A lei de Colonionato, homem livre se mantia preso á terra, em troca ele detinha o poder da terra e produzir suas subsistência ,tudo girava em torno da posse da terra .
O herdeiro da família era sempre o primogenio, resto tinha o contrato de susergimia e vassalagem, possuía apoio para conquistar mais terras, com o tempo foi se acabando as terras a com isso o sistema entra em crise.
Servos quanto mais produzia acabava pagando mais impostos ao Imperado.Com isso acontece a marginalização social, aumento da criminalidade. Nobres que não detinham o poder de terras, detinha o poder das armas começa a ralibar ir para criminalidade.
O renascimento urbano,