cattleya aclandiae
Flor símbolo da Bahia
Ednildo Andrade Torres ednildotorres@gmail.com www.orquidariobahia.com.br Da Família das Orchidaceae, do Género Cattleya espécie Cattleya aclandiae é uma orquídea endêmica da Bahia, especialmente, encontradas nas regiões sul e sudeste do Estado, na mata atlântica.
Nos registros históricos asseveram que alguns exemplares da cattleya foi levada do estado da Bahia para Inglaterra por volta de 1839, pelo oficial naval James, que cedeu depois uma planta para Sir Thomas Acland, da cidade de Killerton.
Por volta de 1840 após a florescência inicial, o exemplar foi enviado para o botânico
John Lindley, que reconheceu a originalidade da espécie e registrou como Cattleya
Aclandiae, no vol. 26 T. 48, 1840. Porém, seu nome deveria ser outro, certamente, em homenagem a Bahia de onde é endêmica.
Desenho da Cattleya Aclandiae
Fonte: http://www.plantillustrations.org
A espécie é geralmente encontrada na faixa de Mata Atlântica acima de 400 metros de altitude, seguindo pela BR 101 na direção sul, passando por Valença e região, mas também na ilha de Itaparica é avistada em muitos locais. No recôncavo é também encontrada de maneira endêmica, porém, com a devastação das florestas nativas tem diminuído de forma significativa na sua presença na natureza.
A planta tem comportamento epífito, ou seja, vivendo nas árvores, especialmente, mas copas das árvores e atinge cerca de 20 centímetros, folhas lisas, rígidas e elípticas e flores que variam de verde claro ao verde escuro com manchas marrons e labelo de cor lilás.
Fonte: Coleção particular do autor
Possui rizoma forte e emite raízes grossas e flexuosas, com pseudobulbos fusiformes, cilíndricos, sulcados, simpodial, ligeiramente arqueados de por médio atingindo em alguns casos até 200 mm. É planta de pequeno porte, com pseudobulbos de, no máximo, 150 a 200 mm, raramente mais um pouco, até 250 mm. Bifoliada, com folhas coriáceas, inflorescência apical e sem