Cations
Análise do 2º Grupo de Cátions
Química Analítica Química Integrado – P4
Relatório de Análise Qualitativa do 2º Grupo de Cátions
Objetivos:
Separar e identificar por meio de uma analise sistemática qualitativa o segundo grupo de cátions, também chamado de grupo do sulfeto de hidrogênio ácido. Sendo esses cátions Hg2+, Pb2+, Sn2+, entre outros.
Introdução:
Os cátions de metais do grupo II apresentam como característica importante, o fato de seus sulfetos serem insolúveis em ácidos minerais diluídos. Como esse grupo é muito grande é conveniente dividi-los de acordo com o caráter básico ou ácidos dos sulfetos.
Os cátions do grupo II são divididos em dois subgrupos:a. Grupo II A ou subgrupo do cobre: Bi3+, Pb2+, Hg2+, Cu2+, Cd2+ b. Grupo II B ou subgrupo do arsênio: As3+, As5+, Sb3+, Sb5+, Sn2+ e Sn4+.
Os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis numa solução de hidróxido de sódio, enquanto os sulfetos do subgrupo do arsênio são solúveis. Essa diferença é usada para separar os cátions do subgrupo do cobre dos cátions do subgrupo do arsênio.
O íon chumbo (II) é um membro deste grupo por causa da solubilidade moderada do PbCl2 e da baixa solubilidade do PbS.
As posições dos membros do Grupo do Cobre-Arsênio e dos elementos menos comuns que também formam sulfetos em soluções de concentração 0,1-0,3 M em ácido clorídrico.
A característica comum mais notável destes elementos é a afinidade por sulfetos. Isto é demonstrado não só por sua precipitação conjunta como um grupo como também pela ocorrência na natureza de muitos minerais de sulfetos.
Os