cations
Segundo grupo de cátions: Mercúrio (II), Chumbo (II), Bismuto (III), Cobre (II), Cádmio (II), Arsênio (III) e (V), Antimônio (III) e (V) e Estanho (II) e (IV).
Os cátions do segundo grupo são tradicionalmente divididos em dois subgrupos: o subgrupo do cobre e o do arsênio. Esta divisão é baseada na solubilidade dos precipitados de sulfetos em polissulfeto de amônio. Ao passo que os sulfetos do subgrupo do cobre são insolúveis nesse reagente, os do subgrupo do arsênio dissolvem-se com formação de tiossais.
No subgrupo do cobre, temos: mercúrio (II), chumbo (II), bismuto (III), cobre (II) e cádmio (II). Os cloretos, nitratos e sulfatos dos cátions do subgrupo do cobre são bastante solúveis em água, já os sulfetos, hidróxidos e carbonatos são insolúveis. Alguns cátions desse subgrupo tendem a formar complexos como: amônia e íons cianeto etc.
O subgrupo do arsênio inclui os íons arsênio (III), arsênio (V), Antimônio (III), antimônio (V), Estanho (II) e estanho (IV). Tais íons apresentam caráter anfôtero: seus óxidos formam sais, tanto com ácidos como com bases.
As reações dos íons mercúrio - (II) podem ser estudadas com uma solução diluída de nitrato de mercúrio (II) 0,05 M. Os íons de mercúrio reagem com: sulfeto de hidrogênio, solução de amônia, hidróxido de sódio, iodeto de potássio, cianeto de potássio, cloreto de estanho (II), lamina de cobre, reagente sulfato de diencuprato (II) na presença de iodeto de potássio, difenilcarbazida, ensaio de tiocianato de cobalto (II) e ensaio por via seca.
Exemplo: o hidróxido de sódio, quando adicionado em pequenas quantidades forma um precipitado vermelho pardacento com composição variada, se a adição for estequiométrica, a cor do precipitado muda para amarela, devido à formação do oxido de mercúrio (II).
Hg2+ + 2OH- → HgO↓ + H2O
O bismuto é um metal quebradiço, cristalino e de coloração branca avermelhada, é insolúvel em acido clorídrico, mas se dissolve em ácidos oxidantes. Nas