Categorias de cabo trançado
Existem cabos de cat 1 até cat 8. Em todas as categorias, a distância máxima permitida é de 100 metros. O que muda é a taxa máxima de transferência de dados suportada pelo cabo, o nível de imunidade e a interferências externas.
Categoria 1. Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. Utilizado em instalações telefônicas e rádio, porém inadequado para transmissão de dados.
Categoria 2. Outro tipo de cabo obsoleto. Permite transmissão de dados a até 2.5 megabits e era usado nas antigas redes Arcnet. Formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados).
Categoria 3: Este foi o primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido especialmente para uso em redes. É um cabo não blindado (UTP) usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz.
Categoria 4: Esta categoria de cabos tem uma qualidade um pouco superior e é certificada para sinalização de até 20 MHz. Eles foram usados em redes Token Ring de 16 megabits e também podiam ser utilizados em redes Ethernet em substituição aos cabos de categoria 3, mas na prática isso é incomum.
Categoria 5: Os cabos de categoria 5 são o requisito mínimo para redes de 100 e 1000 megabits usados atualmente. usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps. Apesar disso, é muito raro encontrar cabos cat 5 à venda atualmente, pois eles foram substituídos pelos cabos categoria 5e.
Categoria 5e: Os cabos cat 5e devem suportar os mesmos 100 MHz dos cabos cat 5, mas este valor é uma especificação mínima e não um número exato. Nada impede que fabricantes produzam cabos acima do padrão, certificando-os para freqüências mais elevadas. Os cabos 5e são os mais comuns atualmente, mas eles estão em processo de substituição pelos cabos categoria 6 e categoria 6a, que podem ser usados em redes de 10 gigabit.
Categoria 6: Esta categoria de cabos foi originalmente