gateway e dns
O cabo crossover é um cabo de rede par trançado que permite a ligação de 2 computadores pelas placas de rede sem a necessidade de um concentrador (Hub ou Switch) ou a ligação de modems.
O cabo rollover é um tipo de cabo de modem nulo que muitas vezes é usado para conectar um terminal de computador para porta de console do roteador. Este cabo é normalmente plana e tem uma cor azul claro para ajudar a distingui-lo de outros tipos de cabeamento de rede.
Todas as categorias de cabo par trançado
Existem cabos de cat 1 até cat 7. Como os cabos cat 5 são suficientes tanto para redes de 100 quanto de 1000 megabits, eles são os mais comuns e mais baratos, mas os cabos cat 6 e cat 6a estão se popularizando e devem substituí-los ao longo dos próximos anos.
Categoria do cabo 1 (CAT1): Consiste em um cabo blindado com dois pares trançados compostos por fios 26 AWG. Não é aconselhável para uma rede par trançado.
Categoria do cabo 2 (CAT2): É formado por pares de fios blindados (para voz) e pares de fios não blindados (para dados).
Categoria do cabo 3 (CAT3): É um cabo não blindado usado para dados de até 10Mbits com a capacidade de banda de até 16 MHz. Primeiro padrão de cabos de par trançado desenvolvido especialmente para uso em redes.
Categoria do cabo 4 (CAT4): É um cabo par trançado não blindado que pode ser utilizado para transmitir dados a uma frequência de até 20 MHz e dados a 20 Mbps. Não é mais utilizado pois foi substituido pelos cabos CAT5 e CAT5e.
Categoria do cabo 5 (CAT5): Usado em redes fast ethernet em frequências de até 100 MHz com uma taxa de 100 Mbps.
Categoria do cabo 5e (CAT5e): uma versão aperfeiçoada do padrão, com normas mais estritas, desenvolvidas de forma a reduzir a interferência entre os cabos e a perda de sinal, o que ajuda em cabos mais longos, perto dos 100 metros permitidos.
Categoria do cabo 6 (CAT6): Possui bitola 24 AWG e banda passante de até 250 MHz.
Categoria do cabo 6a